terça-feira, 13 de maio de 2008

VARSÓVIA (16/04/2007) I

Cheguei a Varsóvia por volta das 07:00 da manhã. A primeira coisa que fiz, foi apanhar um autocarro que me levasse para o centro da cidade. Tive sorte, pois apanhei a cidade a despertar do seu sono...
O dia estava lindo, quente... e eu cheio de roupa..., pensando que ia apanhar um tempo frio e cinzento.
Á medida que me aproximava do centro, olhava para o exterior e observava cada casa, cada anuncio, cada pessoa...
Avenidas largas e á medida que avançávamos para o centro, os prédios ganhavam cor, beleza, abandonando o cinzentismo comunista, impessoais, feitos para subjugar as mentes polacas.
Parei no centro, na velha Varsóvia. Com as suas casas antigas, de fachadas bem cuidadas e coloridas. Quem diria que tudo isto, durante a 2ª Guerra Mundial, fora arrasado..., não ficando pedra sobre pedra.

1 comentário:

com senso disse...

Varsóvia é das cidades que mais "mexeram" comigo até hoje.
Seguindo o conselho de uma amiga, a primeira coisa que fiz foi dirigir-me ao centro histórico totalmente reconstruído.
Lá existe um museu da cidade (não sei se o visitou?) e nesse museu a primeira coisa que se faz é ver um filme que mostra a Varsóvia antes da guerra e a Varsóvia destruída.
Com esta visão comecei a olhar para a cidade e para os seus habitantes de uma forma mais sentida e com uma imensa admiração.
Vi depois que noutros países da Europa Central se fizeram trabalhos idênticos, procurando devolver às cidades o aspecto que tinham antes da Guerra.
Felizmente para nós não houve Guerra, mas a destruição das nossas cidades acaba por ter uma dimensão enorme! Não tem o dramatismo das bombas, mas tem a cara dos nossos autarcas e do nosso povo que os elege sem se importar com as memórias históricas do nosso País.